Vivências Teatrais

Teatro para Não Atores

(Vivências Teatrais em Contato e Improvisação)

Vivências Teatrais é um projeto criado para que os adultos entrem em contato com o Teatro para que possam trabalhar a desinibição de maneira lúdica usando a linguagem corporal, os jogos de improvisação para liberar a criatividade, imaginação, liberdade de expressão, interação, além de ajudar na resolução de situações problemas que podemos enfrentar em nosso dia-a-dia, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Além de propormos exercícios vocais, de oratória e presença de palco.

Pra que serve? 
Cada participante terá a oportunidade de trabalhar a percepção que tem de si e do outro de maneira espontânea, resgatando o seu poder de comunicação, criatividade, estabelecendo relações interpessoais, aumentando segurança emocional para que tenha melhores resultados em vários aspectos de sua vida, possibilitando o aumento do desempenho profissional. Ao utilizar a expressão vocal e a linguagem corporal o indivíduo abre o leque de possibilidades para atuar plenamente em sua vida.

Por que fazer? 
Para aumentar o poder de comunicação, a criatividade, a expressividade, elevando a autoestima, possibilitando a exploração de diversos recursos que podem e devem ser usados fora do palco. Com o autoconhecimento o indivíduo entra em contato com recursos que não costuma utilizar em seu cotidiano e utilizando-os de maneira criativa, espontânea e segura, aliviando as questões de timidez, insegurança e medo de falar em público.

Como funciona? 
Através de exercícios corporais, fazemos com que o indivíduo entre em contato com as suas limitações, com as suas qualidades, com o espaço e com o outro.
Através dos jogos teatrais trabalhamos a percepção e consciência corporal, percepção espacial, expressão vocal, jogos de improvisação onde trabalhamos o lúdico, o raciocínio lógico e fluidez de pensamento.

DESENVOLVIMENTO

Metodologia – São aulas práticas e teóricas, presando sempre pela vivência individual e em grupo. Com base nos jogos teatrais, jogos corporais, expressão vocal, jogos de improvisação, oratória e criação de pequenas cenas com base no cotidiano.

Estrutura Curricular – Estrutura do Corpo, Linguagem corporal, Expressão Vocal, jogos de improvisação, elaboração e apresentação de pequenas cenas com temas do cotidiano dos participantes.

Desenvolvimento – Exercícios corporais, vocais, leitura diversa, improvisação e jogos.

Encontros Presenciais – com 2 horas/aula.

Produção de material didático – O material foi desenvolvido com base em estudos sobre Teatro, Improvisação, PNL, Desinibição, Arte-educação, Arteterapia e Teatroterapia.

 Milena Cavalheiro, atriz, professora de Teatro e Artes, Arteterapeuta e Coach. Atua na área da educação e oficinas desde 2002 e como Arteterapeuta desde 2014. Pesquisa desde 1999 sobre Teatro, Educação e Terapias diversas. Formação pela Universidade São Judas Tadeu em: Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas, 2000, Licenciatura Plena em Artes, em 2003, Pós-Graduação em Arteterapia, em 2005. Fez diversas Oficinas Culturais, Cursos de Extensão pela PUC-COGEAE/SP e Expansão Cultural pelo Sedes Sapientiae. Atua como atriz, diretora de espetáculos alternativos, facilitadora de oficinas diversas, desde 2000. “

 Facilitadora: Milena Cavalheiro

Veja o nosso calendário de eventos

Inscrições

Comentem

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: