Constelação Familiar Sistêmica

 
 

Constelação Familiar Sistêmica (INDIVIDUAL ou Grupo)

“A paz começa onde cada um de nós pode ser da forma que é, onde cada um de nós permite ao outro ser tal como é e ficar onde está.”  Bert Hellinger

O que é Constelação Familiar?

A constelação Familiar é um trabalho terapêutico que faz a integração da ciência, espiritualidade e amor. Ela mostra o que causa bloqueios que evitam que o indivíduo tenha uma vida plena. As origens dos conflitos na vida cotidiana privada e profissional são reconhecidas.
Esse é um trabalho de integração profunda e que nos faz tomar consciência do que está oculto em nosso sistema, abrindo e revelando campos fenomenológicos.
Ele foi fundado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que possui uma vasta e respeitosa experiência que o levou a essa grande descoberta, que é aderida cada vez mais pelo mundo.
Serviu ao sacerdócio, foi missionário nesse tempo entre os zulus, e após deixar o sacerdócio estudou a psicanálise e ingressou na Gestalt-terapia e análise transacional.
Dentro da terapia familiar que ele que ele se deparou com descobertas da constelação familiar, em 1978 e após isso, a Constelação Familiar se expandiu pela Europa e mais trade pelo mundo.
As ordens do amor descobertas por Bert Hellinger dentro da constelação familiar traz revelações profundas e práticas sobre o que faz o amor fluir nos relacionamentos, e esses são os mais diversos no nosso dia a dia; relacionamentos com pais, com os filhos, cônjuges, colegas de trabalhos, amizades, familiares, entre outros.

São elas:

Pertencimento
Todos fazem parte de um sistema familiar e jamais pode ser excluído ou deixar de pertencer. Quando isso acontece, o sistema pressionado na busca da inclusão de quem foi afastado. A pressão transparece em forma de dificuldades de alguns ou todos os membros do sistema, e só se alivia com o retorno do excluído.

Hierarquia
A hierarquia mostra que aqueles que vieram primeiro em um sistema tem precedência sobre aqueles que vieram depois. Quando isso acontece, causa pressão ao sistema, que busca restaurar o lugar de cada um dentro do grupo.

Equilíbrio
O equilíbrio fala da troca igualitária entre o dar e tomar em pessoas do sistema. Se uma pessoa só toma e a outra somente dá, ocorre um desiquilíbrio que precisa ser restaurado. Dessa forma, os membros desse sistema serão pressionados até que o equilíbrio nas trocas seja restabelecido.

A quem se destina:

  • A Constelação Familiar é útil sempre que haja uma necessidade para uma ação ou decisão imediata.
  • Família: para todos os tipos de conflitos em família.
  • Relacionamento de Casais/amor: para manter e melhorar o relacionamento.
  • Crianças: que tenham todo tipo de problemas – escolar, doença, agressividade, dependência, bullying, etc.
  • Saúde: todos os tipos de questões ou problemas físicos.
  • Profissão/Carreira: em conflitos ou falta de sucesso como funcionário ou autônomo, hierarquia, questões de decisão, entre outros.

Como é conduzido:
Em grupo
É realizada uma vivência em grupo, um cliente que traz a questão que o aflige no momento e é feita uma conversa anterior com esse cliente para que o facilitador, que conduz o grupo, possa estruturar o que será colocado diante os participantes. Assim, os representantes da constelação do cliente são escolhidos e convidados a participarem do campo e interagirem com ele, possibilitando os seus movimentos, livres de pensamentos racionais e interagindo totalmente com seu intuir. O facilitador pode colocar falas sistêmicas com que o campo realize seu movimento necessário para que o equilíbrio se reestabeleça.

Individual
A Constelação Individual é oferecida para clientes que preferem atendimento no consultório; onde apenas o cliente e o terapeuta fazem parte do processo.
O facilitador pode fazer experiências com a estrutura do processo, com as frases, ferramentas e seus efeitos na percepção corporal e nas sensações, a fim de encontrar um movimento de equilíbrio e consciência para o cliente.

Resultado:
Na Constelação Familiar, o problema principal que estava inconsciente para a pessoa, se revela, é trabalhado e assim, ela pode seguir em frente. Ou seja, o que estava oculto se mostra, e pode-se tomar consciência do que é importante e essencial para sua questão, possibilitando daí em diante poder tomar decisões e escolhas mais assertivas e equilibradas.

“Uma pessoa está em paz, quando todas as pessoas

 que pertencem à sua família tem um lugar no seu coração”.

Bert Hellinger

Consteladora: Vanessa Macedo
As sextas-feiras a partir das 18 horas
 
Veja o nosso calendário de eventos
 
 

Comentem

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: