Blog Celi Coutinho,  Magia das plantas

Manjericão e a sua propriedade Mágica

A Magia do MANJERICÃO 

O manjericão é uma das plantas mágicas mais favoritas.
Essa planta fornece uma incrível riqueza de energia de prosperidade, tornando-se um ingrediente fantástico para incríveis magias.
O manjericão é uma plantinha muito conhecida por todos, utilizada como tempero para dar um toque especial nas pizzas, requintar um macarrão com molho de tomate, sendo largamente utilizada com essa função, sem nos darmos conta da sua real propriedade.
Não são somente com o manjericão que isso ocorre, tantos outros temperos, mas hoje escolhi o manjericão para escrever a respeito, porque eu a acho encantadora em suas propriedades.
Existe uma magia milenar por traz dela cultuada pelos os indianos, por isso eu a considero muito especial.
O manjericão é da família das plantas lamiaceae com variações de nome científico ocimum, contendo uma enorme variação.
Na Índia é o Tulasse, ou tulsi, também conhecida como “a rainha das ervas” (Ocimum sanctum), é muito apreciada entre os indianos devido a seu efeito calmante e a capacidade de promover o bem estar.
Na Índia ela é um arbusto que floresce em vermelho, branco e roxo, e é considerada a erva mais importante do sistema terapêutico ayurvédico, devido o fato da sua capacidade de limpar toxinas do corpo.
A familia Lamiaceae tem em sua principal propriedade fortalecer o sistema imunológico e promover a concentração.
No caso do Tulsi dizem que, o lar hindu ele não está completo sem esta planta crescendo no jardim ou pátio. Indianos mais religiosos acreditam que ela pode proteger a casa e a família. Muitas casas ostentam a planta crescendo à entrada da porta, portão ou em meio ao pátio. Elas também são encontradas nos templos indianos e nepaleses. Seu nome, traduzido do sânscrito, significa “A Incomparável”.
A história do Tulsi é antiga e fascinante; ela aparece nas histórias tradicionais de inúmeras culturas em muitas partes do mundo. Na Índia é especialmente considerada a erva sagrada e adorada no cotidiano, e assim reverenciada como uma encarnação de Mahalakshmi, porque a consideram, uma planta que promove prosperidade. Também é considerada como um elixir de vida, portanto se crê que ela promova longevidade.
No sistema ayurvédico se considera que todo desequilíbrio é derivado do estresse, seja ele, ambiental, nutricional, relacionada ao trabalho ou mental. Porque todos nós sofremos de estresse de alguma forma, é sensato ter ferramentas para neutralizar o estresse que parece se infiltrar em nossas vidas diárias.         E o manjericão no Brasil e ou Tulsi na Índia tem como primeira propriedade auxiliar na meditação, porque ela aumenta a clareza mental, portanto é extremamente útil para o Yoga  e porque ela induz à tranquilidade necessária para a realização espiritual.
Na Índia o Tulsi é utilizado para aguçar o intelecto, aumentar a memória e promover clareza de pensamento e percepção. Ajuda a mente a transcender os estados normais de consciência e a atingir o estado mental mais elevado de consciência (samadhi).
Para meditação, Manjericão pode ser combinado com a erva-cidreira. Para aumentar o intelecto, a memória e a percepção.
O manjericão tem a propriedade de aumentar o movimento do Prana no corpo, facilitando a saída do prana estagnado (apana), portanto o manjericão é bom para a respiração em geral e aumenta o fluxo da força vital.
Para o praticante de yoga, na hora de fazer os mantras é interessante utilizar um japamala de Tulsi ajuda nas práticas de mantra e pranayama. Também pode ajudar quando há obstruções do prana e outras energias no corpo.
O manjericão pode ser colocado verde em uma jarra de água para beber auxiliando na oxigenação dos pulmões favorecendo nas práticas de pranayamas.

Para equilíbrio energético
O Manjericão é considerada de energia pura e sagrada, portanto excelente para remover miasmas e energias densas do corpo, dessas que esponjamos no dia-a-dia.
Ela utilizada num banho alivia e descongestiona o corpo energético, trazendo leveza e concentração.          Podem ser utilizadas as folhas secas de manjericão e queimadas sobre carvão em brasa para purificar o ambiente.
O manjericão reforça os níveis de energia sem estimular as glândulas suprarrenais,  não contém cafeína ou outros estimulantes. Seu efeito positivo sobre a resistência também é devido às suas propriedades adaptogênicas, que nutrem o sistema nervoso, permitindo-lhe produzir a harmonia entre os hormônios, dopamina e serotonina.
Além disso, fazer uso do manjericão favorecerá para que a energia se torne mais equilibrada, forte o dia todo faz com que o sono seja mais profundo e repousante ao se deitar a noite.
O Manjericao promove equilíbrio humoral devido à capacidade de organizar a dosagem certa no organismo
de dopamina e serotonina, os dois químicos que ocorrem naturalmente em nosso corpo que  induz  à felicidade.
O OCIMUM em todas as suas variações, são  rica fonte de antioxidantes e fito nutrientes que melhoram a digestão, apoiam a função do sistema imunológico e ajudam a fortalecer e deixar o corpo mais saudável, auxiliando no equilíbrio do mental, emocional e energético.
Portanto, o manjericão é um forte aliado, muito mais que utilizar somente como temperos.
Faça uso desta planta maravilhosa e promova seu equilíbrio com muito pouco.
Manter um vaso de manjericão no ambiente de trabalho favorecerá a prosperidade.
Caso coloque a plantinha e ela morra, insista até que todo o padrão vibratório do ambiente esteja renovado.

Nome latino: Ocimum basilicum
Nomes populares: Alfavaca, Erva de São José.
No Brasil o mais conhecido e utilizado é o ocimum basiliccum, também possuímos muitas variações.

Ocimmum Gratissimum que é o Alfavacão.

Ocimum americann – que é o manjericão branco,

Ocimum  campechianun – como alfavaca do campo,

Ocimum minimum – manjerico.

Ocimum Tenuifloum ou ocimum sanctum – Tulsi.

Holy Basil – Manjericão roxo.

Gênero: Masculino

Elemento: Fogo

Planeta que governam: Marte

Signo regente:  Escorpião

Divindades: Ares, Krishna, Marte, Vishnu, Durga, Laskshimi, orixá oxum, Yemanjã e Nanã.

Chakras que atuam: Coração, Plexo solar.

Propriedades mágicas do Manjericão.

Projeção Astral : Beba o suco para ajudar na viagem psíquica.

Proteção de negócios: Macerar o manjericão no álcool e borrifar no ambiente para manter os ladrões afastados e mal olhado.

Felicidade : Dissolva 5 gotas do óleo essencial no óleo de amêndoa e passe no corpo para dissipar ou banir a tristeza e aliviar a depressão.

Feitiços de amor : Cozinhe ou dê esta planta para alguém de quem você gosta, a fim de convidar o conceito de amor para o seu relacionamento. Você também pode usar um perfume feito de óleo essencial para convidar o amor a sua vida.

Feitiço de casamento : Dê esta planta a um casal recém-casado para garantir que seu casamento permaneça doce e próspero.

Feitiços para dinheiro : coloque uma folha da planta em sua carteira para chamar dinheiro para sua vida.

Proteção : Faça um pacotinho com tule com o manjericão dentro, depois de pronto unte com oleo essencial do mesmo e pendure na sua sala e nos quartos  como um amuleto para trazer proteção.
Você pode também preparar um vaso com folhas de manjericão secas ou cultivar a planta nos quatro cantos da sua casa para atrair prosperidade.

Purificação : Mantenha um vaso ao redor de sua casa para manter uma boa circulação de energia da casa. Você também pode fazer uso do chá no banho para promover purificação.

 

Bem vindos à magia do manjericão!

 

Faça um comentário

Open chat
%d bloggers like this: