Curso de Shantala

Facebook Comments


SHANTALA: Massagem para bebês

Shantala – Massagem para bebês
Shantala é uma massagem oriental para bebês. A massagem após o nascimento é a continuação da relação e do contato íntimo que existia entre a mãe e o bebê durante a gestação.

Portanto, não é uma massagem exclusivamente terapêutica é muito mais do que isso.
A massagem dos bebês é um arte tão antiga quanto profunda.

Em sua técnica simples, mas profunda como a própria intuição. Ela é muito importante para “aterrar” principalmente os bebês nascidos de cesárea que precisam ser massageados.
A essência da massagem de Shantala consiste na intensa e sentida transferência de amor da mãe para o filho, por meio de leves toques e doces manipulações do seu corpo.
Também pode ser aplicada por outra pessoa que tenha muito amor pra dar, que realmente tenha um sentimento profundo do seu ser nas crianças.

A massagem é um sistema cuja sequência estimula automaticamente vários pontos de vários meridianos, de tal forma que se consegue influenciar beneficamente todos os orgãos do corpo de uma criança, harmonizando ou ativando se estiverem desvitalizados.
A massagem pode provocar um estímulo que desencadeia um reflexo nervoso com efeitos terapêuticos no corpo.
Porém, a finalidade principal desta massagem é desenvolver a interação mãe-filho/pai-filho, e assim pode e deve ser aplicada por qualquer mãe, pai, ou pessoa próxima do bebê, pois seu toque sútil e carinhoso é capaz de romper cadeias de tensões, bloqueios, nódulos, prevenindo neuroses e problemas futuros.
Alivia cólicas e insônia, equilibrando o bebê física, emocional e energeticamente.

Benefícios da massagem Shantala

  1. Alivia as cólicas. Pela imaturidade do aparelho digestivo é muito comum os bebês sentirem cólicas.
  2. Melhora o sistema imunológico.
  3. Proporciona consciência corporal.
  4. Auxilia no desenvolvimento de bebês prematuros.
  5. Transmite segurança para o bebê.
  6. Traz confiança para mães de primeira viagem.
  7. Faz com que o bebê se sinta amado.

Os toques abrangem todo o corpo da criança, trabalhando as regiões do: peito, barriga, costas, pernas, braços e rosto. A criança fica mais tranquila e menos chorosa e dá menos trabalho na troca de fraldas e durante as refeições. Além disso, o relaxamento contribui para o alívio das cólicas e garante um sono gostoso.
A massagem no peito melhora a respiração porque expande a caixa torácica. Os movimentos na barriga auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago. A própria posição em que o bebê fica, de costas, estimula a coluna vertebral, e a movimentação de braços, mãos, pernas e pés facilita o desenvolvimento da musculatura e o aprendizado de abrir e fechar, pegar e soltar.
A shantala ainda traz a consciência corporal. A criança ganha mais noção de espaço e dos limites do seu corpo, se movimenta melhor. À medida que ela vai crescendo, não cai com facilidade e não esbarra tanto nas coisas enquanto anda de um lado para o outro.
A maior abertura no contato com outras pessoas é mais uma vantagem. Já que o pequeno possui esse contato físico de amor com os pais, tende a se tornar mais receptivo tendo mais facilidade para se relacionar.
Um benefício extra é proporcionado para os bebês que nasceram de cesárea, eles podem se beneficiar muito dos movimentos da shantala.
A aplicação das massagens deverá ser feita nas crianças que tiverem a partir de um mês de idade e não existe uma época certa para se encerrar.
Quando o bebê começar a andar, fica bem mais difícil de fazer, pois ele não fica parado para receber a massagem. Se conseguir, não existe mal algum em continuar realizando este tipo de prática até mais tarde.
Esta técnica é muito utilizada e já existem diversos cursos sobre este assunto.
A Shantala faz com que as crianças tenham uma maior harmonia e felicidade junto de seus pais.

O curso de shantala é conduzido por Tatiana Bonfim.
Veja o nosso calendário de eventos
Se inscreva!

Entre em Contato


Facebook Comments